Sistema Respiratório - Biologia

16/04/2012 18:36
  • No processo de respiração celular, que ocorre no interior das mitocôndrias, substâncias orgânicas reagem com o gás oxigênio, liberando energia, utilizada pela célula em seus processos vitais.
  • As substâncias orgânicas e o gás oxigênio utilizados na respiração celular chegam às células corporais por meio do sangue que circula pelos capilares sanguíneos. O sangue, por sua vez, capta nos pulmões gás oxigênio presente no ar que inspiramos, e elimina nele gás carbônico trazido dos tecidos. A troca de gases entre o sangue e o ar que ocorre nos pulmões constitui a respiração pulmonar.

 

·         Componentes do Sistema Respiratório

 

  • O sistema respiratório humano compõe-se de um par de pulmões e das vias respiratórias, que são as cavidades nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios e os bronquíolos.
  • As cavidades nasais são dois espaços côncavos separados por uma parede cartilaginosa, elas começam nas narinas e terminam na faringe. A faringe é um órgão que faz parte tanto do sistema digestório quanto do sistema respiratório, conduzindo alimentos e água para o esôfago e ar para a laringe. A entrada da laringe, chamada de glote, apresenta uma “lingueta” de cartilagem, a epiglote, que funciona como válvula.
  • A traqueia é um tubo com paredes reforçadas por anéis cartilaginosos, cuja função é mantê-la sempre aberta para a passagem de ar. Na região superior do peito, a traqueia divide-se em dois tubos curtos e também reforçados por anéis de cartilagem, os brônquios, que penetram nos pulmões. Tanto a traqueia quanto os brônquios (e também os bronquíolos) são revestidos internamente por um epitélio ciliado, rico em células produtoras de muco.
  • Nos pulmões os brônquios se ramificam em tubos cada vez mais finos, denominados bronquíolos. Cada bronquíolo apresenta, em sua extremidade, um grupo de pequenas bolsas denominadas alvéolos pulmonares. Essas bolsinhas são recobertas por capilares sanguíneos, nos quais o sangue circula muito perto do ar presente no alvéolo.
  • O pulmão direito é ligeiramente maior que o esquerdo e está dividido em três partes, ou lóbulos; o pulmão esquerdo tem apenas dois lóbulos. Os pulmões são envolvidos por duas membranas denominadas pleuras. A pleura interna está aderida à superfície pulmonar, enquanto a pleura externa está aderida à parede da caixa torácica. Entre as pleuras há um estreito espaço, preenchido por uma fina camada de líquido viscoso.
  • Na hematose, o gás carbônico presente em concentração relativamente alta no sangue que chega aos pulmões difunde-se para o ar alveolar e o gás oxigênio presente em concentração relativamente alta no ar alveolar difunde-se para o sangue.

 

·         Ventilação pulmonar

 

  • A inspiração, como é chamada a entrada de ar nos pulmões, depende da contração da musculatura intercostal e da musculatura do diafragma. A contração dessas musculaturas faz com que o diafragma desça e as costelas subam, aumentando o volume da caixa torácica e forçando a entrada de ar nos pulmões.
  • A expiração, como é chamada a saída de ar dos pulmões, ocorre em consequência do relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. Quando isso ocorre, o diafragma eleva-se e as costelas abaixam, diminuindo o volume da caixa torácica e forçando o ar a sair dos pulmões.

 

·         Transporte de Gases pelo Sangue

 

  • O gás oxigênio é transportado dos pulmões a todas as células do corpo pelas hemácias. No interior dessas células, ele combina-se à proteína hemoglobina, formando um complexo quimicamente instável denominado oxiemoglobina.
  • Nos tecidos, devido à baixa concentração de gás oxigênio, a oxiemoglobina se dissocia e libera oxigênio, que se difunde para o líquido tissular e daí para as células, onde é utilizado na respiração celular.
  • As moléculas de gás carbônico originadas na respiração celular difundem-se para o líquido tissular e daí para o sangue dos capilares. A maior parte do gás carbônico reage com água no interior das hemácias e forma ácido carbônico, que rapidamente se dissocia em íons de hidrogênio e íons de bicarbonato. Os íons de hidrogênio associam-se a moléculas de hemoglobina e os íons de bicarbonato saem para o plasma sanguíneo, onde contribuem para controlar o grau de acidez do sangue.
  • Uma parcela do gás carbônico que entra nos capilares sanguíneos associa-se a grupos amina da própria hemoglobina, formando carboemoglobina. Ao passar pelos capilares dos alvéolos pulmonares, os íons de bicarbonato do plasma novamente entram nas hemácias e se reassociam aos íons de hidrogênio, formando novamente o ácido carbônico que se transforma em água e gás carbônico. Este se difunde para o ar alveolar, sendo eliminado na expiração.
  • É importante lembrar que o monóxido de carbono, liberado pela queima incompleta de combustíveis fósseis entre outros, combina-se com a hemoglobina de uma maneira mais estável que o oxigênio, formando a carboxihemoglobina. Dessa forma a hemoglobina fica impossibilitada de transportar o oxigênio podendo levar a morte por asfixia.

·         Ritmo Respiratório

 

  • O sistema nervoso exerce sobre os movimentos respiratórios um controle independente de nossa vontade.  Quando nos exercitamos, por exemplo, as células musculares aumentam a taxa de respiração celular e liberam mais gás carbônico. Esse gás combina-se com a água e origina ácido carbônico, aumentando o grau de acidez do sangue. Esse aumento é prontamente detectado pelo sistema nervoso, que aumenta a estimulação dos músculos envolvidos na respiração, com um aumento da frequência respiratória. 

 

Biologia (Fábio) - Sistema Respiratório.docx (73 kB)