Sistema Cardiovascular - Biologia

12/04/2012 19:54
  • O sistema cardiovascular compõe-se do coração e de uma vasta rede de vasos sanguíneos pelos quais circula o sangue. O sangue é um fluído constituído de plasma sanguíneo e de células e fragmentos celulares nele mergulhados. As células sanguíneas são as hemácias e os leucócitos, e os fragmentos celulares são as plaquetas.
  • As hemácias, ou glóbulos vermelhos, possuem uma proteína, chamada hemoglobina, responsável por capturar o oxigênio nos pulmões e distribuí-lo a todas as células do corpo. Os leucócitos, ou glóbulos brancos, têm a função de defender o organismo contra agentes invasores. As plaquetas, ou trombócitos, promovem a coagulação sanguínea.
  • O coração apresenta quatro cavidades internas, as câmaras cardíacas. As duas câmaras superiores são chamadas de átrios, e as duas inferiores, ventrículos. Enquanto os átrios bombeiam sangue para os ventrículos abaixo deles, o ventrículo direito bombeia sangue para os pulmões e o esquerdo, para todo o corpo.
  • O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo por um orifício guarnecido pela valva bicúspide ou valva mitral, que garante a circulação do sangue em um único sentido, sempre do átrio para o ventrículo. O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito por meio de um orifício guarnecido pela valva tricúspide. Não há nenhuma comunicação entre as metades direita e esquerda do coração.
  • Os vasos sanguíneos são de três tipos: artérias, veias e capilares sanguíneos. As artérias levam sangue do coração para os órgãos e tecidos corporais, as veias trazem o sangue de volta ao coração, e os capilares sanguíneos conectam as extremidades das artérias às extremidades das veias.
  • O sangue venoso, rico em CO2, não precisa necessariamente circular por veias. Assim como o sangue arterial, rico em O2, não necessariamente circula por artérias. O movimento do sangue em nosso corpo é mantido pelas contrações rítmicas da musculatura cardíaca.
  • O sangue proveniente de diversas partes do corpo penetra no átrio direito pelas veias cavas, em seguida o sangue do átrio direito passa para o ventrículo direito. O sangue do ventrículo direito é bombeado para as artérias pulmonares, que conduzem sangue para os pulmões. Após circular pelos pulmões e ser oxigenado, o sangue retorna ao coração pelas veias pulmonares que desembocam no átrio esquerdo. Esse percurso do sangue, do coração para os pulmões, e deste de volta para o coração, é denominado circulação pulmonar.
  • O sangue oxigenado que penetrou no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo e é expulso pela artéria aorta, que se divide progressivamente em artérias mais finas até atingir os tecidos corporais. Destes, o sangue retorna ao coração através das veias cavas que desembocam no átrio direito. Esse percurso do sangue, do coração para os sistemas corporais e destes de volta ao coração, é denominado circulação sistêmica.
  • A circulação é caracterizada como dupla, fechada e completa. Dupla, porque existem duas circulações, uma grande e outra pequena. Fechada, porque o sangue circula somente dentro de vasos sanguíneos. E completa, porque o sangue arterial nunca se mistura com o sangue venoso.

 

 

Biologia (Fábio) - Sistema Cardiovascular.docx (121,9 kB)