Sintaxe - Português

12/04/2012 20:38
  • A Sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si.
  • Sujeito é o termo da oração responsável por realizar ou sofrer uma ação ou estado. O sujeito rege o verbo.

 

Sujeito Determinado: é aquele que se pode identificar com precisão a partir da concordância verbal. Pode ser:

 

  1. Simples: apresenta um só núcleo. Exemplo: A casa está abandonada / O guarda-chuva quebrou / As crianças estão no parque.
  2. Composto: apresenta dois ou mais núcleos. Exemplo: O vestido e o sapato já estão na mala / Alice e Felipe são irmãos.
  3. Oculto: ocorre quando o sujeito não está explicitamente representado na oração, mas pode ser identificado pela desinência verbal. Neste caso, o verbo aparece sempre em primeira ou segunda pessoa. Exemplo: Dispensamos todos os funcionários / Amas demais / Não entendi a pergunta.

 

Sujeito Indeterminado: é aquele que, embora existindo, não se pode determinar. O verbo deve estar na terceira pessoa do plural ou na terceira pessoa do singular seguido do pronome se, nesse último caso, o verbo não apresenta complemento direto.

Exemplo: Procuraram você por todos os lugares / Precisa-se de mão de obra especializada.

 

Oração Sem Sujeito: é formada apenas pelo predicado e articula-se a partir de um verbo impessoal. 

 

  1. Verbos que exprimem fenômeno da natureza: Choveu muito na última semana / Escureceu cedo hoje.
  2. Verbos ser, estar, fazer e haver, quando usados para indicar tempo decorrido ou fenômenos meteorológicos: Era noite fechada quando chegamos à cidadezinha / Está muito quente aqui / Faz dois anos que não vejo minha família / Houve um grave acidente na avenida principal.
  3. Verbo haver no sentido de existir: Havia formigas na casa / Ainda há esperança.

 

  • Predicado é o termo da oração que afirma alguma coisa sobre o sujeito e apresenta um verbo que concorda com o sujeito em número e pessoa.

 

Predicado Verbal: tem um verbo significativo como núcleo e não apresenta predicativo do sujeito.

Exemplo: Eles revelaram a verdade para a filha / No natal, todos ganharam presentes.

 

Predicado Nominal: é formado por um verbo de ligação mais o predicativo do sujeito, que é também o núcleo do predicado, e indica estado ou qualidade.

Exemplo: O homem parecia nervoso / Nosso herói acabou derrotado.

 

Predicado Verbo-Nominal: constitui-se de um verbo significativo e um nome, que pode ser o predicativo do sujeito ou do objeto. Dessa forma, o predicado apresenta dois núcleos.

Exemplo: Os alunos cantaram emocionados aquela canção / A despedida deixou a mãe aflita.

 

  • Chama-se predicação verbal ao resultado da ligação que se estabelece entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos. Quanto à predicação, os verbos podem ser intransitivos, transitivos ou de ligação.

 

Verbo Intransitivo: é aquele que traz em si a ideia completa da ação, sem necessitar, portanto, de outro termo para completar o seu sentido.

Exemplo: O avião caiu / A professora confia em seus alunos.

 

Verbo Transitivo: exige complemento para que tenha sentido completo. Pode ser:

 

  1. Transitivo Direto: é quando o complemento vem ligado ao verbo diretamente, sem preposição obrigatória. Exemplo: Ontem comprei um livro / O sábio conhece o ignorante.
  2. Transitivo Indireto: é quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória. Exemplo: Eu gosto de sorvete / Ninguém obedece às leis.
  3. Transitivo Direto e Indireto: exige dois complementos, um objeto direto e um objeto indireto. Exemplo: O mensageiro entregou a carta ao capitão / O menino ofereceu um biscoito à amiga.

 

Verbo de Ligação: serve para estabelecer certo tipo de relação entre o sujeito e um atributo, indicando estado permanente ou transitório.

Exemplo: A ingratidão é uma forma de fraqueza / A mãe ficou preocupada com o sumiço do filho.

 

Português (Flávia) - Sintaxe.docx (41,6 kB)