Reportagem - Português

12/04/2012 20:35
  • A reportagem nos mostra como o acontecimento se deu e se constrói no desdobramento, no detalhamento, no amplo relato dos fatos. É preciso ir além da notificação, situando-se no questionamento de causa e efeito, na interpretação e no impacto. A reportagem é a soma das diferentes versões de um mesmo acontecimento, o que é fundamental para que a verdade apurada não seja apenas a verdade que se pensa que é e sim a verdade que se demonstra e tanto que possível se comprova.
  • Tal como a entrevista, uma reportagem também deve ser preparada. Até porque, uma boa e grande reportagem envolve investigação, seleção das melhores fontes, leitura de documentos, conversa com os diferentes protagonistas ou personagens envolvidos na história e exige que se capte o ambiente onde decorrem ou decorreram os acontecimentos.
  • Na reportagem, emprega-se uma linguagem clara, dinâmica e objetiva, de acordo com o padrão culto da língua. Embora a linguagem seja impessoal, quase sempre é possível perceber a opinião do repórter sobre os fatos ou sua interpretação. Costuma estabelecer conexões entre o fato central e fatos paralelos, por meio de citações, trechos de entrevistas, boxes informativos, dados estatísticos, fotografias, etc.

Português (Flávia) - Reportagem.docx (36,9 kB)