Notícia - Português

12/04/2012 20:33
  • A notícia pertence ao gênero jornalístico e tem o objetivo de informar. Seu suporte é a imprensa escrita ou falada (jornais, revistas, internet, tevê, rádio). O locutor é o jornalista, e o destinatário, o público em geral. Os temas são acontecimentos, de preferencia inéditos, que despertam o interesse do público ao qual o meio se destina.
  • A estrutura da notícia é composta por lead e corpo. O lead apresenta as informações essenciais sobre o fato ocorrido (o que, com quem, quando, onde, como, porque) e o corpo contém o detalhamento, ou o desenvolvimento do lead. A notícia é encabeçada por um título objetivo, claro e geralmente curto, que emprega predominantemente verbos no presente do indicativo. As imagens devem vir acompanhadas por uma legenda que a descreva e dê apoio à matéria.
  • A linguagem jornalística adota a variedade padrão da língua, sem contudo perder de vista o universo vocabular do leitor, é impessoal e objetiva. Exige o emprego do mínimo de palavras e o máximo de informação, correção, clareza e exatidão. É construída de períodos curtos.

 

Português (Flávia) - Notícia.docx (37 kB)