Biologia - Reino Protoctista

18/05/2012 21:56

 

Algas

 

  • São organismos eucarióticos fotossintetizantes. Vivem no mar, em lagos, em rios ou em superfícies úmidas. Grande parte das algas é unicelular, mas há diversas espécies multicelulares. O corpo de uma alga é um talo, ou seja, não possui raiz, caule ou folha, mesmo que seja gigante.
  • Muitas são invisíveis a olho nu e vivem junto à superfície de mares e lagos, constituindo, juntamente com bactérias fotossintetizantes, o fitoplâncton, que é a base de sustentação das cadeias alimentares nesses ecossistemas. Elas consomem o gás oxigênio dissolvido na água para a sua respiração e liberam através do processo fotossintético cerca de 90% do oxigênio contido na atmosfera. Recebendo, portanto, a denominação de pulmão do mundo.
  • As algas costumam ser distribuídas em seis grupos, sendo uma metade deles unicelular e a outra, multicelular. As características utilizadas como base para essa classificação são principalmente os tipos de pigmentos presentes nos cloroplastos, os tipos de substância de reserva e a composição da parede celular.

 

  • Unicelulares:

 

Crisófitas (algas douradas): diatomáceas, possuem carapaça silicosa; armazenam óleo; carotenos e xantofilas são os pigmentos predominantes.

Euglenófitas: sem parede celular; apresentam dois flagelos, um curto e outro longo, usado para locomoção; a cor verde deve-se a presença de muitos cloroplastos, mas podem haver espécies com hábito heterotrófico; presença de vacúolo contrátil; armazenam paramilo; a clorofila é o pigmento predominante.

Pirrofitas: a parede celular, quando presente, é de celulose; armazenam amido e óleo; os pigmentos predominantes são os carotenos e xantofilas; são dinoflageladas, possuem dois flagelos; podem apresentar bioluminescência; este grupo possuem espécies que vivem em relação mutualista com corais, as zooxantelas; algumas são responsáveis pelo fenômeno da maré vermelha, causado pela multiplicação exagerada dessas algas perto do litoral, são liberadas substâncias tóxicas que causam a morte de peixes e de outros animais.

 

  • Multicelulares:

 

Clorófitas (algas verdes): possuem parede celular de celulose; armazenam amido; seus pigmentos predominantes são as clorofilas a e b.

Feófitas (algas pardas): possuem ramificações e seu tamanho pode chegar a 60 metros; a parede celular é composta de celulose e algina; armazenam laminarina e óleos; o pigmento predominante é a fucoxantina.

Rodófitas (algas vermelhas): apresenta talo ramificado; o pigmento predominante é a ficoeritrina; armazenam amido das florídeas; possuem parede celular de celulose, ágar e carragenina.

 

·                    Reprodução das Algas

 

  • O processo básico de reprodução das algas unicelulares é assexuado, por divisão binária; a célula divide-se por mitose, originando dois novos indivíduos. Em muitas algas filamentosas, ocorre reprodução por fragmentação dos talos; os fragmentos resultantes crescem pela multiplicação de suas células.
  • Na esporulação ocorre a produção de esporos (células com envoltório resistente) que são liberados no ambiente e quando encontram condições favoráveis se fixam, dando origem a novos indivíduos. Existe também a zoosporia, meio de reprodução assexuada em que as algas sofrem divisões em determinado ponto, produzindo células flageladas chamadas zoosporos.
  • Dentre os processos sexuais diversos entre as algas, destacam-se três ciclos. O primeiro deles é chamado ciclo haplobionte, no qual só há a participação de indivíduos haploides (n).  Cada um deles gera, por meio da mitose, dois organismos unicelulares chamados gametas, que se fundem na fecundação e geram o zigoto. O zigoto é uma célula diploide (2n) que, por sua vez, passará por meiose originando quatro novos indivíduos haploides. Estes poderão reproduzir-se assexuadamente ou repetir o ciclo sexuado.

 

  • No ciclo diplobionte participam apenas indivíduos diploides (2n). Estes, por meio de meiose, geram gametas (n) que se unem dois a dois, na fecundação, originando um zigoto (2n) que sofrerá mitose, gerando dois novos indivíduos.

 

  • A maioria das algas multicelulares apresenta alternância de gerações, isto é, em seu ciclo de vida alternam-se gerações de indivíduos haploides e de indivíduos diploides. Uma fase da reprodução ainda é sexuada e a oura assexuada. Células do indivíduo diploide adulto passam por meiose, originando células haploides chamadas esporos. Um esporo germina ao encontrar condições adequadas, dividindo-se sucessivamente por mitose e originando um talo haploide. Este, quando adulto, produz pares de gametas que se unem na fecundação gerando o zigoto  que se desenvolve fechando o ciclo.

 

Protozoários

 

  • É um grupo de organismos unicelulares heterotróficos que vivem em água doce ou salgada, em ambientes úmidos ou mesmo no interior do corpo de animais causando-lhe doenças.  O equilíbrio hídrico dos protozoários de água doce é feito com vacúolos contráteis ou pulsáteis, que eliminam o excesso de água que entra por osmose. Podem ser aeróbicos ou anaeróbicos.
  • Os protozoários são classificados de acordo com a estrutura de locomoção.

 

Os sarcodinos possuem pseudópodes como estrutura de locomoção. O formato dos pseudópodes e a presença de carapaça entram na divisão do grupo:

 

Foraminíferos: pseudópodes finos e eretos que se ramificam formando um emaranhado usado na captura de alimento; carapaça de carbonato de cálcio; são marinhos.

Radiolários: pseudópodes finos; endoesqueleto silicoso de formato variado; maioria marinha.

Heliozários: pseudópodes finos e eretos; maioria de água doce.

 

  • O principal parasita do grupo é a Entamoela Histolytica, que ataca o intestino humano causando a desenteria amebiana (amebíase). A contaminação dá-se pela ingestão de água e alimentos contaminados com cistos. Os sintomas são, principalmente, diarreia e dores abdominais. A prevenção é o saneamento básico, a higiene pessoal e alimentar e o tratamento dos doentes.

 

Os ciliados possuem cílios como estrutura de locomoção. O alimento é transportado pelos cílios até o sulco oral, que termina em uma abertura chamada citóstoma (boca). O citopígio é um ponto de eliminação de resíduos. Também estão presentes os vacúolos contráteis, além de dois núcleos: o macronúcleo com função vegetativa e o micronúcleo, com função reprodutiva.

 

  • O principal parasita do grupo é o Balantidium Coli, causador da balantidiose, doença que ataca o intestino. A contaminação se dá pela ingestão de água e alimentos contaminados com cistos. As medidas preventivas são as mesmas a amebíase.

 

Os flagelados – ou mastigóforos – possuem flagelos como estrutura de locomoção. Alguns indivíduos desse grupo possuem uma mitocôndria gigante, com a porção próxima ao flagelo rica em material genético. Esta estrutura é denominada cinetoplasto.

 

  • O Trichomonas Vaginalis causa a tricomoníase, que ataca o aparelho reprodutor, sendo assintomática no homem. Na mulher provoca vermelhidão, prurido e corrimento com mal cheiro. A contaminação se dá por relações sexuais sem preservativo, toalhas úmidas e roupas íntimas. A prevenção é o uso de preservativos e a higiene pessoal.
  • O Giardia Lamblia causa a giardíase, que ataca o intestino. A contaminação se dá com a ingestão de água e alimentos contaminados com cistos. A prevenção é o saneamento básico, a higiene pessoal e alimentar e o tratamento dos doentes.
  • O Leishmania Donovani causa a leishmaniose ou calazar, doença que ataca as vísceras. A contaminação ocorre através da picada da fêmea do mosquito do gênero Phlebotomus, geralmente os cães são os reservatórios naturais do parasita. A prevenção é a eliminação do mosquito transmissor, a fiscalização de zoonoses em cães e o tratamento dos doentes.
  • O Leishmania Brasiliensis causa a úlcera de Bauri, que ataca os tecidos corporais. A contaminação e prevenção são iguais às da leishmaníase visceral.
  • O Trypanossoma Cruzi é o causador da doença de chagas, transmitida pelas fezes do inseto barbeiro contaminado através de mucosas ou lesões na pele. Ataca o fígado e principalmente o coração, causando hipermegalia (aumento do tamanho do coração). Também pode ser transmitida por transfusão sanguínea, ingestão das formas infectantes ou congênita.
  • O Trychoninpha é um protozoário simbionte de cupins e baratas. Ele vive no intestino desses animais digerindo celulose por uma relação mutualística, da qual ambos saem beneficiados.

 

Os sporozoários não possuem estrutura de locomoção.

 

  • O principal parasita do grupo é o Plasmodium SP, causador da malária. Ele ataca as hemácias, onde se reproduzem causando sua destruição, o que provoca a febre. Como cada espécie do gênero tem um intervalo de tempo entre uma reprodução e outra, conseguimos identificar a causadora sabendo que o Plasmodium Vivax causa febre terça benígma, o Plasmodium Falciparum causa febre terça malígna e o Plasmodium Malarie, febre quarta. A transmissão é feita pela picada da fêmea do mosquito Anopheles.
  • Outro parasita do grupo é o Toxoplasma Gondi, causador da toxoplasmose. A doença ataca as células sanguíneas e o sistema nervoso, podendo atingir a visão e causar cegueira. A transmissão se dá pela ingestão de cistos eliminados pelas fezes de gato, ou ainda, por transfusões sanguíneas e de forma congênita.

 

·         Reprodução dos Protozoários

 

  • A maioria dos protozoários reproduz-se assexuadamente por divisão binária. A célula cresce até determinado tamanho e divide-se ao meio, originando dois novos indivíduos.
  • Nos processos sexuais, em linhas gerais, dois indivíduos de “sexos” diferentes fundem-se e formam um zigoto, que posteriormente passa por meiose e origina indivíduos haploides geneticamente recombinados.
  • A conjugação é considerada um tipo de reprodução assexuada, apesar de não resultar diretamente em aumento do número de indivíduos. Nesse processo, dois indivíduos sexualmente compatíveis aproximam-se e estabelecem entre si uma ponte citoplasmática. Em cada um deles o micronúcleo divide-se por meiose, originando quatro núcleos haploides, dos quais três degeneram. O micronúcleo restante duplica-se e um deles é transferido ao parceiro por ponte citoplasmática. Após a troca de micronúcleos, os conjugantes se separam.  Em cada um dos dois os micronúcleos fundem-se restabelecendo a condição diploide, e o macronúcleo degenera. Restam dois micronúcleos e um deles se transforma em macronúcleo. Agora, com novas combinações genéticas, passam a multiplicar-se por divisão binária.

Biologia (Ralph) - Reino Protoctista.docx (129,2 kB)