Biologia - Sistema Nervoso

19/05/2012 15:33

 

  • O principal componente do sistema nervoso é o neurônio, um tipo de célula altamente especializada em receber, conduzir e transmitir mensagens a outras células.
  • Quando o neurônio é devidamente estimulado, ocorre uma onda de alterações elétricas em sua membrana, sempre dos dendritos em direção ao axônio.  A alteração elétrica, chamada de despolarização, consiste na inversão brusca das cargas elétricas em uma pequena área da membrana plasmática, onde a superfície interna se torna momentaneamente mais positiva que a externa.  
  • A situação de repouso logo se restabelece, fenômeno conhecido como repolarização. Entretanto, a área que se despolarizou estimula a área imediatamente adjacente a se despolarizar também, e o fenômeno se repete, propagando-se rapidamente até as extremidades do axônio. Essa propagação é o impulso nervoso. Ao atingir a extremidade de um axônio, o impulso nervoso é transmitido a outra célula, em geral, um outro neurônio. 

  • A região de proximidade entre a extremidade de um axônio e a célula vizinha, por onde se dá a transmissão do impulso nervoso, é chamada de sinapse nervosa. As sinapses ocorrem, em geral, entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro.
  • As extremidades axônicas são dilatadas e seu citoplasma apresenta bolsas (vesículas) membranosas repletas de substâncias denominadas neurotransmissores. Quando o impulso nervoso chega a essa região, algumas das bolsas se fundem à membrana plasmática, liberando os neurotransmissores no espaço sináptico. Eles se ligam a proteínas receptoras da membrana da célula vizinha, se esta for um outro neurônio, pode ocorrer um novo impulso nervoso, que se propagará até a sinapse seguinte.
  • Os neurotransmissores liberados por um neurônio são rapidamente destruídos por enzimas, o que evita que eles continuem a estimular a célula além do necessário.

 

·         Sistema Nervoso Central (SNC)

 

  • O sistema nervoso central compõe-se do encéfalo e da medula espinhal. 
  • Todas as partes do encéfalo – cérebro, cerebelo e tronco encefálico–, bem como a medula espinhal, são envolvidas por três membranas de tecido conjuntivo, as meninges. O espaço entre as meninges e o sistema nervoso é preenchido por um fluido que amortece eventuais choques do encéfalo e da medula espinhal contra os ossos que os envolvem.
  • A superfície do cérebro é intensamente pregueada, marcada por sulcos e depressões, que definem os chamados giros, ou circunvoluções, cerebrais. O cérebro é dividido, quase que pela metade, formando os hemisférios cerebrais direito e esquerdo.
  • A camada mais externa dos hemisférios cerebrais é o córtex – ou substância cinzenta –, constituído por corpos celulares de neurônios.  A região mais interna é constituída por neurofibras (dendritos e axônios) que levam informações ao córtex e trazem dele instruções para o funcionamento corporal; por sua coloração mais clara, devido à mielina, essa parte do cérebro recebeu a denominação de substância branca.
  • A região mais interna da medula espinal apresenta grande concentração de corpos celulares de neurônios, o que lhe confere coloração acinzentada. Já a porção periférica é constituída principalmente por neurofibras (dendritos e axônios), apresentando coloração esbranquiçada. Portanto, a disposição da substância cinzenta e da substância branca na medula espinal é inversa à do cérebro.
  • Além de intermediar a comunicação entre o corpo e o encéfalo, a medula espinal também é capaz de elaborar respostas rápidas a situações de emergência, as respostas medulares reflexas. Uma delas é o reflexo patelar, no qual participam apenas dois tipos de neurônios: um sensitivo, que percebe a batida do martelo no joelho e leva o impulso nervoso até a medula espinal, e outro motor, que conduz o impulso medular até o músculo da coxa, provocando sua contração.
  • A maioria das respostas reflexas medulares é mais complexa e envolve o neurônio associativo. Este se localiza no interior da medula espinhal e conecta o neurônio sensitivo e o neurônio motor.  O impulso que atinge a medula pelo neurônio sensitivo é transmitido ao neurônio associativo, e deste ao neurônio motor, que conduz a resposta ao musculo. O neurônio associativo também estimula outros neurônios, que conduzem impulsos ao encéfalo e permitem a tomada de consciência do ocorrido. 

 

·         Sistema Nervoso Periférico (SNP)

 

  • O sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos e gânglios nervosos. Nervos são formados pela reunião de neurofibras que partem do encéfalo ou da medula espinhal e se ramificam, atingindo todas as regiões do corpo. Gânglios nervosos são dilatações presentes em certos nervos, onde se localizam corpos celulares de neurônios cujos prolongamentos fazem parte desses nervos.
  • Os nervos podem ser classificados em sensitivos, motores e mistos. Nervos sensitivos são os que contêm apenas neurofibras de neurônios sensitivos, isto é, que conduzem impulsos das células sensoriais para o sistema nervoso central. Nervos motores são os que contêm apenas neurofibras de neurônios motores, isto é, que conduzem impulsos nervosos do sistema nervoso central para os músculos. Nervos mistos são os que contêm neurofibras de neurônios sensitivos e de neurônios motores.
  • Os nervos podem ser classificados também de acordo com a região do sistema nervoso central á qual estão unidos. Nervos ligados ao encéfalo são chamados de nervos cranianos e nervos ligados à medula espinal são chamados de nervos espinais.

Biologia (Fábio) - Sistema Nervoso.docx (163,8 kB)