Biologia - Mamíferos

20/05/2012 11:18

 

·         Características dos Mamíferos

 

A epiderme é a camada mais externa da pele, onde estão localizadas:

 

  • Glândulas sebáceas – lubrificam e impermeabilizam o pelo;
  • Glândulas sudoríparas – auxiliam na regulação da temperatura e a excreção de sais;
  • Glândulas mamárias – produzem leite para a nutrição dos recém-nascidos.

 

A hipoderme é um tecido subcutâneo responsável pela reserva de energia.

Presença de pelos por todo o corpo, ou em parte dele, como isolante térmico.

São endotérmicos (fonte de calor interna por meio do metabolismo) e homeotérmicos (temperatura constante, independentemente da temperatura do meio).

 

·         Classificação dos Mamíferos

 

O tipo de desenvolvimento embrionário varia entre os mamíferos, sendo um dos aspectos considerados para dividi-los em três subclasses:

 

  • Monotremados são mamíferos que põem ovos semelhantes aos répteis, dessa forma, os embriões desenvolvem-se fora do corpo da fêmea. São os ornitorrincos e os equidnas.
  • Marsupiais são mamíferos cujas fêmeas apresentam uma bolsa de pele no ventre, o marsúpio, onde os filhotes completam o desenvolvimento embrionário. Neste caso, o período de gestação é curto. São os cangurus e os gambás.
  • Na subclasse dos eutérios, os filhotes completam o desenvolvimento embrionário no interior do útero materno, alimentando-se através da placenta, um órgão formado por tecidos maternos e embrionários, no qual há a passagem de nutrientes, gases respiratórios, excreções, hormônios e anticorpos. A gestação é longa. Além da nossa própria espécie são cães, gatos, girafas, cavalos, elefantes, coelhos, camundongos etc.

Biologia (Fábio) - Mamíferos.docx (30,7 kB)